No Rush [Sem Pressa]

Ever since I completed my Game Design Basics course I decided to plunge into game development, and that was ok. I just haven’t noticed how fast I was rushing, how little thought I was putting on the subject. My mind got clearer after reading those articles I mentioned here earlier, and I decided to be more patience and to trace a strategy.

[Texto em Português na sequência]

In order to illustrate how mindless I was moving I’ll share some data on my game development studies. On the beginning I picked up JavaME and started to develop a game which Game Design Document was my conclusion project for the GD Basics course. I ended up frustrated with some tech issues that I just didn’t felt motivated to fix. After that I tried to learn Action Script, but due the lack of books and straight-forward tutorials I couldn’t even get started and gave it up. Then I move on to PHP + MySQL + Facebook API, trying to implement one of David McDounough’s design, Lights Out. It was evolving quite well, but I’m really past web development and thus I got bored and put it aside (but maybe I’ll be able to get back to it in the future).

After that point I strayed for a while, glanced at Blender + Python and ended up toying with Game Maker. After implementing two tutorial’s games I felt motivated again, the tool gave me confidence on implementing prototypes, knowing that I would worry less with technical issues and more with design ones.

But after reading the aforementioned articles I not only got less eager and more patient but also got a little concerned on being “out of the industry’s track”. I felt that I needed to get going on something more professional. Then I decided to go, alongside with Game Maker, with XNA. I’ll try to move with them side-by-side and see what comes out. The GM will keep me motivated and the XNA will give me more market viability.

I hope I’ve chosen the right path, and I’ll be patient enough to reach the end of it.

Desde que terminei meu curso de Introdução ao Game Design eu decidi mergulhar no desenvolvimento de jogos. Eu só não tinha percebido o quão rápido eu estava indo e o quão pouco eu estava pensando sobre o assunto. Mas meus pensamentos ficaram mais claros depois que eu li os artigos que mencionei aqui outro dia, e decidi ser mais paciente e traçar uma estratégia.

Para desmontrar como eu estava me movimentando sem pensar eu vou compartilhar algumas informações sobre os meus estudos no desenvolvimento de jogos. No começo eu escolhi JavaME para desenvolver o jogo para o qual fiz o Game Design Document ao final do meu curso. E eu acabei frustado com algumas limitações técnicas as quais não tive paciência e motivação para resolver. Depois disso eu tentei aprender Action Script, mas devido à falta de livros e tutoriais diretos sobre o assunto eu mal consegui começar e desisti. Foi então que tentei PHP + MySQL + Facebook API, tentando implementar um dos jogos criados por David McDounough, Lights Out. Estava até andando bem, mas eu realmente já tive minha cota de desenvolvimento web, acabei sem motivação e o deixei de lado (mas talvez volte pra ele um dia).

Depois disso eu fiquei meio sem rumo, dei uma paquerada com o Blender + Python e acabei brincando com o Game Maker. Depois de implementar dois jogos dos tutoriais dele eu me senti motivado novamente, a ferramenta me deu confiança para implementar protótipos, sabendo que eu me preocuparia menos com questões técnicas e mais com as de projeto.

Mas depois de ler os artigos supracitados eu não somente me acalmei mais e fiquei mais paciente, como também comecei a me preocupar em estar ficando “fora de linha” para a indústria. Eu senti que eu precisava me direcionar para algo mais profissional. Foi então que eu decidi rumar, junto com o Game Maker, para o XNA. Eu vou tentar avançar com as duas tecnologias em paralelo e ver como vai ser o desenrolar. O GM vai continuar a me deixar motivado enquanto que o XNA vai me deixar mais preparado para o mercado.

Eu espero ter escolhido o caminho correto, e vou ser paciente o bastante para ir até o final.

Leave a Reply

