iPhone, Continuando com a Revolução

Lembro que há algum tempo eu postei comentando que o Android estava perdendo um tempo precioso ao demorar a aparecer no mercado. Os desenvolvedores estavam abandonando o barco e a plataforma corria o risco de virar VaporWare.

Ainda bem que no mês passado esse cenário mudou com o anúncio do G1, primeiro aparelho a rodar o sistema operacional do Google e fabricado pela HTC.

Acho que na mesma época Steve Jobs declarou que o iPhone é o melhor dispositivo móvel para se jogar. Muita gente concordou, muita discordou, mas o fato é que pode não ser a melhor, mas está bem perto lá do topo. Um dos parâmetros de popularidade de uma plataforma é a quantidade (e infelizmente não a qualidade) de jogos disponíveis, e nesse quesito, realmente, o iPhone está muito bem servido. Com poucos meses de lançada a versão 3G, que permite o download e a instalação de aplicativos/jogos, a Apple Store está abarrotada de títulos e quer cada vez mais.

Acabei de ler uma notícia no Kotaku, falando de um concurso de jogos para iPhone que premiará o primeiro colocado com US$ 10,000.00! Isto mostra que a Apple, ou melhor, as suas empresas parceiras estão adotando a mesma estratégia que a Microsoft adotou para divulgar e estimular o uso da sua plataforma, XNA: concursos de desenvolvimento por todo o mundo!

De fato esta abordagem tem apresentado um bom resultado para a MS e não duvido que o mesmo aconteça para a Apple. Ou não. Afinal, pode ser que o Google resolva entrar na mesma onda, ao mesmo tempo, e derrube a concorrência. Que por sinal, nem existe ainda, pois se prestarmos atenção poderemos ver que o G1 não concorre diretamente com o iPhone, são telefones com público-alvo diferentes. A diferença é que é bem mais provável que o próximo telefone com Android passe a disputar a mesma corrida que o aparelho da Apple do que o contrário.

Aqui deixo o snippet da notícia do Kotaku:

GDC and IGF organizers have announced a partnership with iPhone game publisher ngmoco to add a $10,000 ‘Best iPhone Game’ prize to 2009’sIndependent Games Festival Mobile, alongside sponsorship of new Gamasutra sister iPhone site FingerGaming.

Juntamente com uma observação interessante. Vocês perceberam que a rede de sites do Gamasutra ganhou mais um irmão, agora focado em jogos para o iPhone (exclusivamente)? Isso só quer dizer uma coisa, esses caras estão vendo um futuro muito promissor para o aparelhinho da maçã mordida. Fique ligado.

Advertisements

2 Responses

  1. Não sei se concordo se o iPhone é o melhor dispositivo móvel. Eu acho que o iPod touch, para esse fim é mais indicado. Afinal aqui no Brasil (especificamente no Rio de Janeiro), não me soa a melhor das idéias ficar andando pelas ruas com um trambolho como o iPhone.

    To falando até porque eu comprei o iPod, essa semana. É um modelo de interação sensacional, mesmo. Ainda estou aprendendo a cutucar as coisas, mas vale a pena, nem que seja para abrir a cabeça um pouco mais para novas possibilidades dentro dessa nossa área.

    O Challenges For Game Designers é bom, afinal?

  2. Concordo com você! O iPhone hoje em dia não me atrai em nada, pois as funções (ou a falta delas) de telefone dele não me interessam. Já o iPod Touch parece ideal, apesar de que eu preferiria um aparelho completo, menos coisas para carregar (Nokia 5800 tudo-em-um!!!).

    O livro não é bom não, é EXCELENTE! Vou tentar publicar uma análise inicial hoje ou amanhã. Recomendo demais! 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: