Desafios de Prototipação: Alavancando Carreiras

Só para relembrar, já tem algum tempo que eu publuquei aqui, como de costume, um aviso sobre o mais novo desafio de prototipação proposto por Daniel Cook, no seu site LostGarden: Fishing Girl.

Pois bem, hoje DanC publicou o resultado do desafio e esta acabou sendo a primeira edição a ter um selo de ouro. Para quem não sabe DanC oferece três tipos de selos (bronze, prata e ouro) baseado em alguns critérios mas que o mais importante é a diversão, e por quanto tempo ela existe.

Mas falar apenas que houve um selo de ouro é omitir o mais importante, a história do jogo “campeão”. Ou melhor, do desenvolvedor deste jogo. Eu traduzi e reproduzo abaixo um trecho do post com o resultado:

Esta é a história de um cara chamado Andre, que criou um protótipo de jogo do Lostgarden, o vendeu por $4000 e começou a percorrer o caminho de uma nova carreira no desenvolvimento de jogos.

Andre vive em uma zona rural da Austrália. Devido à infra-estrutura limitada da região, ele faz uso de um mode eleijado e barulhento, que desconecta aletatoriamente nos piores momentos. Não existem muitos empregos em TI na área, mas ele não pode se mudar devido à obrigações familiares.

Quando mais novo ele brincou com arte, programação gráfica e jogos, mas não existe uma pedida muito grande para essas coisas localmente. A fim de ganhar a vida ele se contenta em desenvolver website atrás de website.

Andre é o tipo de cara esperto e dedicado, que tem um potencial enorme. Ele sonha em criar jogos maravilhosos e encantadores. Todo e-mail que eu recebo dele vem pegando fogo com idéias e pedaços de jogos funcionais, que ele fez em seu tempo livre. Até mesmo o caminho “tradicional” em jogos está fechado para ele.

Quando as oportunidades são limitadas, as pessoas normalmente ficam com estas. Eu cresci em uma área rural e eu vi muitas pessoas brilhantes acabarem em empregos mortos graças à vacuidade do seu ambiente. É difícil para pessoas criadas em áreas com abundância entender, mas se ninguém nunca falar sobre o que é possível ou abrir uma porta para novas idéias, você pode passar o resto da sua vida usando vendas culturais invisíveis.

Imaginem a vitória que foi para esse camarada, desenvolver este jogo, hein? Ah, e sobre o jogo, olha o que DanC disse:

No último mês, Andre construiu uma versão em Flash de Fishing Girl. Ele fez o projeto inicial rapidamente e então iterou em cima dele até ter uma versão jogável. Um pouco de dados:

A melhor notícia é que Andre conseguiu vender o jogo por $4000 + um bônus de performance. Sim, você pode vender um protótipo dos desafios do Lostgarden pelo vil metal. Eu inclusive encorajo isso, afinal A) as pessoas devem ser pagas pelo seu trabalho duro e B) as lições que você aprende ao terminar um jogo para o público não têm preço.

Agroa Andre, tem um pouco de renda e muita informações para ajudá-lo no desenvolvimento do seu próximo jogo. Agora quando eu converso com Andre, ele tem grandes planos para uma carreira inteira fazendo o que ele ama. Isto é muito legal.

Fui só eu ou você também ficou muito feliz com o relato? Uma história como essa deveria acontecer sempre, e o mais importante, ser divulgada! Só assim nós podemos aumentar as chances para que ela se repita.

Não desista, você consegue. 🙂

P.S.: Eu fui lá e passei a hora do almoço pescando peixinhos. O jogo é legal mesmo.

Atualização: Eu tinha esquecido de colocar o link para o jogo! Bom, agora esse problema foi corrigido: http://www.lunadrift.com/play/fishing-girl.html

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: