Concurso Criativo, Divertido e Valioso

Através da lista do IGDA Recife eu cheguei à esta matéria do Omelete, que eu reproduzo abaixo:

Programador cria divertida versão com apenas 4k de Left 4 Dead

Um concurso anual de programadores em Java sugere o seguinte desafio: Criar o melhor game sendo que o tamanho final do arquivo deve ter ínfimos 4k (para efeito de comparação, só o logo do Omelete acima tem 5k…).

Inspirado em Left 4 Dead, o programador Markus Persson, criou uma brilhante versão do jogo de sobrevivência às hordas zumbis, Left 4K Dead. Use as teclas “W”, “A”, “S” e “D” para se mover e o mouse para apontar e atirar. Apesar da simplicidade extrema, a sensação de desespero e impotência perante as massas desmortas é quase igual à do shooter.

É claro que eu fui lá conferir o joguinho e o achei muito legal! Não joguei muito, é verdade, mas pude ver que a idéia foi bem executada e ele cumpre o que promete, divertir de maneira leve e rápida.

Depois eu fui me informar mais sobre o desafio 4k de 2009. Cheguei no site oficial e lá encontrei um ranking com os jogos mais acessados e os mais recentes, e tive acesso às regras da competição:

  • O pacote final (bytecode + recursos) deve ser menor ou igual a 4096 bytes
  • Deve ser jogável (não pode ser uma animação sem sentido)
  • Deve ser Java puro (nada de JNI)
  • Deve ser auto-suficiente – sem recursos externos (como baixar uma imagem de um site)
  • Nada de Pack200
  • Nada de bibliotecas externas, você deve usitlizar as bibliotecas públicas que são distribuídas na JRE
  • Nenhum banco de sons deve ser utilizado pois eles não fazem parte da API pública da JRE. Você deverá criar seus próprios sons durante tempo de execução ao invés de usar MIDIs
  • O jogo deve poder ser iniciado utilizando Java Webstart
  • A versão-alvo da JRE deve ser a 1.5 (ou anterior)
  • Não deve ser idêntico a algum jogo submetido em concursos anteriores

Interessante, não é mesmo? Além do fato do tamanho o que achei mais legal é o fato de ser um concurso baseado puramente em Java, uma linguagem bastante marginalizada no desenvolvimento de jogos. Concursos como estes deveriam ter mais divulgação, afim de alavancar a linguagem da Sun dentro desta área.

Para quem tiver interesse o período de submissão começou no dia 1° de Dezembro de 2008 e vai até 31 de Janeiro de 2009. Os jogos concorrerão em três categorias, Melhor Jogo, Conquista Técnica e Melhor Apresentação, e serão julgados por cinco juízes – que estão bem envolvidos na indústria. Ou seja, apesar de nenhuma premiação ser oferecida, o concurso serve mesmo é como item para portfolio e para aumentar a sua rede de contatos.

E isso já é um prêmio considerável. 🙂

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