Zeebo no Gamasutra

Acabei de ler uma matéria no Gamasutra que chama o Zeebo de “o azarão de 2009”: 2009’s Dark Horse Console Launch: The Story Behind Zeebo

A matéria diz que ainda faltam informações em inglês sobre o console, mas traz uma entrevista com o CEO da Zeebo Inc, John Rizzo. Eu tomei a liberdade de traduzir abaixo alguns trechos e fazer comentários.

Então, vocês ainda estão trabalhando em cima do modelo de negócios.

John Rizzo: A última coisa que estamos tentando acertar é o modelo de negócios. Porque da maneira que ele funciona tecnicamente, agora, é que se você encher a memória flash e for na interface e mandar apagar, ele vai remover o jogo da memória, mas vai deixar uma tag dizendo que você já o comprou. 

Vamos dizer que seis meses depois você quer baixá-lo novamente. A única questão que nós estamos enfrentando agora, e que ainda não resolvemos, é se completamente gratuito quando você baixá-lo novamente ou se nós simplesmente cobramos o tempo de conexão porque nós pagamos o tempo de conexão — então esta é a única questão que estamos resolvendo.

De qualquer forma o consumidor não pagará o preço total, não há dúvida quanto a isto. Se vai pagar ou não um dólar ou dois para baixá-lo novamente ainda é algo que estamos tentando acertar. E pelo meu ponto de vista, pessoal mente, como o CEO da Zeebo, eu não acho que as pessoas deveriam pagar por ele novamente, nem mesmo pelo tempo de conexão. Até porque se você encheu a memória flash significa que você comprou 40 ou 50 jogos.

Nós licensiamos o direito de fabricação e venda do console no Brasil para a Tectoy. Então se eles quiserem cobrar alguém para baixar o jogo novamente, é uma decisão que só cabe a eles.

Primeiro uma boa notiícia, seguida por uma má notícia em potencial. Afinal, um dos problemas que foi bastante comentado na época da divulgação do Zeebo está, de fato, sendo analisado por eles. Porém, pode ser que a Tectoy simplesmente decida manter a limitação – e conhecendo o nosso mercado e a nossa legislação eu arrisco dizer que esta é a decisão mais provável. Só nos restar torcer – e pressionar!

Como funciona o seu modelo atual para as publishers? Os desenvolvedores serão capazes de publicar coisas diretamente no Zeebo sem ter que passar por uma publisher, ou então ter o prórprio Zeebo como publisher?

JR: (…)

Então, se um publisher tiver um novo título, ele pode, basicamente, colocar o seu anúncio no palco da interface. E a maneira que o palco funciona é que a cada clique no paddle o cilindro [de anúncios] gira e vão existir quatro anúncios neste caso… a medida que você se move através dele.

Então acaba sendo uma maneira de o publisher anunciar diretamente para o consumidor. Com o passar do tempo, a medida que nós construimos uma base instalada maior, nós talvez consideremos cobrar os publishers pelo acesso, mas você poderia colocar vídeos, um GIF, e outras coisas…

A idéia de dar acesso aos próprios publishers de colocar o conteúdo disponível sem dúvida é uma idéia louvável. Quanto menos burocracia, melhor.

Se um desenvolvedor quiser ir diretamente a você, ele poderia?

JR: Exatamente.

Era o que todos nós, desenvolvedores, queríamos ouvir. 🙂

Vocês estão encorajando o desenvolvimento de títulos originais ao invés de conversões [n.d.t.: a partir de outras plataformas],  ou vocês estão atrás de mais reconhecimento de marcas?

JR: Eu acho que no momento nós temos o suficiente de publishers e outros títulos de marcas conhecidas na fila, entrando agora em 2009, que nós vamos começar a mudar para títulos mais originais e independentes. 

Existe a possibilidade de que isto seja como o iPod Touch e o iPhone, onde você tem pessoas que nunca haviam desenvolvido antes o fazendo agora porque eles podem alcançar um mercado enorme e porque o custo de propaganda é virtualmente nulo. Então nós esperamos que este seja o caso.

Não só vocês, meus amigos. Nós também! 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: