Impressões: Alguns Indicados ao IGF 2009

Até agora só pude tirar um pequeno tempo para dar uma espiada em alguns indicados ao IGF deste ano. Deixo as minhas impressões a seguir.

Retro/Grade

Inovador com certeza, pois mistura elementos de um shooter com destreza ritmica – a la Guitar Hero – e puzzle! No jogo você controla uma nave, que depois de derrotar toda uma horda de inimigos numa batalha espacial causou um problema no espaço-tempo e agora tem que passar por toda a batalha novamente, só que ao contrário! Sensacional a idéia, por isso está concorrendo na categoria Excelência em Design e também na Excelência em Áudio, pois toda a trilha e efeitos sonoros também são tocados às avessas mas nem por isso soam estranhos. Realmente um trabalho exemplar.

Dê uma olhada no vídeo abaixo, e repare nos comentários:

http://www.youtube.com/watch?v=oU9Okng-Eog

Coil

O jogo já avisa de cara que não vai dar nenhuma ajuda para o jogador, ele terá que descobrir o que fazer e, o mais improtante, como fazer sozinho! Seguindo a sua intuição. É um jogo bonito e consegue por em prática o que propõe, uma experiência artística e poética. Nele o jogador é questionado sobre o propósito do jogo e que tipo de experiência ele está experimentando. Ele concorre na categoria Prêmio em Inovação.

http://www.igf.com/php-bin/entry2009.php?id=672

Incredibots

Na época atual do conteúdo gerado pelo próprio jogador, este ramo está bem representado. Cabe ao jogador criar seus próprios robôs, desde as peças e componentes até a definição das teclas de controle, afim de desempenhar algumas tarefas. Simples mas interessante. Este concorre em Excelência Técnica.

http://www.igf.com/php-bin/entry2009.php?id=666

Mighthier

Aqui temos um representante dos webcam-games, tão populares em sites afora. Só que desta vez o desafio é maior. O jogo gera um puzzle que deve ser impresso por uma impressora colorida e resolvido por partes. Primeiro o usuário usa uma caneta e desenha no papel uma solução, depois mostra o papel para a câmera e o jogo captura a imagem e a converte num cenário em 3D, onde o jogador, controlando um pernosagem que também foi criado da mesma forma (desenhando e sendo capturado), deve coletar objetos através do cenário. Mais um concorrente ao Prêmio em Inovação.

http://www.igf.com/php-bin/entry2009.php?id=693

Se eu conseguir mais tempo, tento analisar outros títulos e publico aqui.

Mas sinta-se livre para fazer o mesmo e depois voltar aqui para comentar! 😉

One Response

  1. […] já havia mencionado aqui antes os nomes dos finalistas e até cheguei a fazer análise de alguns jogos, mas aproveito a ocasião para divulgar mais uma vez a lista dos […]

Leave a comment