Sistema de DDA da Nintendo

Dynamic Difficult Adjstment (DDA) é uma técnica conhecida na área de gamedev e é utilizada sempre que possível, por meio de várias implementações. Para quem não conhece a idéia é simples, e consiste num sistema de inteligência artificial que analisa o estado atual do jogo e o torna mais fácil ou mais difícil de acordo com o desempenho do jogador.

O melhor exemplo que eu posso citar é o o jogo flOw, onde o seu game designer, Jenova Chen, conseguiu implementar o conceito de DDA juntamente com o conceito Flow – o estado onde uma pessoa se encontra totalmente imersa na atividade que esteja fazendo – criando um dos jogos mais comentados nos últimos tempos. Por sinal a versão inicial do jogo foi criada como prova da sua tese de mestrado.

Dito isto, eu li agorinha uma matéria no Gamasutra que fala de uma nova tecnologia que foi patenteada pela Nintendo – Shigeru Miyamoto entrou com um pedido de patente pra ela em Junho do ano passado – um sistema chamado Kind Code que servirá para exibir, dentro do jogo, ajudas para o usuário. Estas ajudas, ou walkthroughs, poderiam ser pop-ups aparecendo na tela que teriam dicas para o avanço do jogo ou então poderiam exibir para os jogadores a solução diretamente na tela, através de uma simulação. Uma terceira opção seria a de poder ver segmentos específicos do jogo sem necessitar de algum dado já salvo.

Qual a intenção deles? A de sempre puxar os jogadores casuais para cima da pirâmide!

Eles querem apostar mais nos jogos hardcore, mais demorados e difíceis, sendo acessíveis aos jogadores de final de semana. Espertos não? É claro que todo este sistema seria opcional, e dependeria exclusivamente do jogador recorrer para ele, ou não.

Hoje em dia os walkthroughs existem aos montes pela internet, eu já usei um bocado, e o pessoal que joga WoW conhece bem o wowhead.com. Pode parecer uma decisão polêmica, mas como eu disse aí em cima, é totalmente justificada, e faz muito sentido!

Qual vai ser o resultado quando ela estiver implementada? A Nintendo vai ter garantido por mais um bom tempo a sua posição no topo.

Agora vamos ficar espiando todo mundo tentando copiar mais isso. 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: