[Protótipo] Flower Picker

Como prometido, estou aqui para divulgar o protótipo resultante do curso de Flash Lite 2.0.

Estou chamando de protótipo pois é isso que ele acaba sendo mesmo, afinal falta colocar mais algumas coisas para poder chamar de jogo mesmo. Mas já dá pra se distrair por uns dois minutos. 😉

 

Clique na imagem para jogar

Clique na imagem para jogar

A idéia do jogo foi uma adaptação do desafio de prototipagem Shade, do LostGarden.com, e consiste em ajudar a menina a colher flores e levá-las para casa. Só que as flores, quando não estiverem em um jarim, vão começar a secar até morrer. O desafio aqui é saber gerenciar os recursos (flores), não querendo pegar todas de uma vez, e planejar o seu caminho pela tela afim de que as flores sequem o menos possível. Cada vez que a menina chega em casa com flores ela ganha pontos de acordo com a saúde das mesmas.

Eu queria aproveitar para registrar o meu atual estado de maravilhado com o Flash. Este protótipo foi produzido em cerca de 10h, por duas pessoas – Rodrigo e eu. Quem trabalha com outras linguagens sabe que nesse tempo os resultados seriam outros, bem piores. Posso falar sobre JavaME, que conheço um bocadinho, onde nesse tempo eu mal teria terminado o framewaork necessário e estaria começando a mexer na jogabilidade.

Como o curso foi de Flash Lite 2.0 nós só vimos ActionScript 2, e mesmo assim não foi muito profundo, não explorando a fundo a plataforma. Então eu resolvi estudar mais AS2, só que quando comecei a fazê-lo me senti perdendo tempo. Explico.

Eu não pretendo, inicialmente, desenvolver para Flash Lite. Apesar de ter feito o curso, só devo trabalhar de fato na plataforma se for preciso aqui no trabalho – ou com algum freela. Eu quero mesmo é fazer jogos para web. Então resolvi partir para o ActionScript 3, afinal, o basicão eu já conheço, e agora vou explorar uma linguagem mais robusta e atual.

Não sei se durante este estudo eu vou continuar mexendo no Flower Picker, ou se vou brincar com outras idéias, mas uma coisa eu garanto, fiquem ligados aqui que os manterei avisados das novidade. 🙂

2 Responses

  1. Muito legal!
    Bacana mesmo!
    Eu ia reclamar que o jogo me roubou na segunda partida q joguei engasgando os movimentos da bonequinha, mas depois li o post inteiro e vi q foram apenas 10 horas de trabalho fiquei surpreso com o resultado 🙂
    Tu jà viu se JavaFX dà pra fazer coisas rapidas assim?
    Felicitações pelo òtimo resultado.

  2. Pois e Alvaro… acho que o resultado pra pouco tempo de trabalho empolga mesmo!
    Depois do carnaval e as3 na cabeca
    rsrsrs
    valeuz!

Leave a Reply

