[Link] Quake Live: Um Modelo de Negócios Interessante

Nesta semana foi lançada o mais novo título da franquia Quake, Quake Live. Eu não sei se foi o carnaval, mas eu não vi nenhum estardalhaço nos sites de notícias. De qualquer forma eu vi no bom e velho Gamasutra esta entrevista com duas pessoas da equipe da id Software responsáveis pelo jogo.

O que me chamou mais a atenção em toda a entrevista é a clara noção exata do que eles querem alcançar com o jogo e como vão fazê-lo. Eles estão sendo bastante cautelosos e ainda assim parecem estar agradando todo mundo. Primeiro uma explicação sobre o jogo e depois os meus comentários sobre a entrevista.

 

Beta sim, e com orgulho!

Beta sim, e com orgulho!

Acho que não preciso apresentar, de fato, a série Quake – qualquer dúvida é só conferir aqui na Wikipedia, então vamos falar sobre este novo rebento. Quake Live é nada mais, nada menos, do que Quake III Arena para web! Isso mesmo! “Aquele mesmo Quake III” rodando dentro do seu browser!

Não, não é em flash. Apesar da solução ser semelhante eles utilizam um componente ActiveX próprio, que precisa ser instalado apenas uma vez, mas isso não é nenhum problema nos dias de hoje. Ainda mais quando se pode começar a jogar mesmo que o componente esteja se atualizando em background.

Eles pegaram a engine do título anterior da franquia e portaram, com mínias alterações, para esta nova plataforma. A motivação principal é a imensa massa de jogadores atuais de QIII. Isso mesmo, talvez você não saiba, mas ainda tem muita gente brincando de mata-mata e pegue-a-bandeira neste jogo com quase 10 anos – oito, na verdade.

Apesar de esta versão não ter suporte a mods, que são um dos motivos para ainda haver tantos jogadores, outros atrativos mais modernos marcam presença. Como vocês podem ler na entrevista os criadores falam que não querem apenas criar um jogo na web, eles querem criar todo o ecosistema atual que está em volta dos webgames. Ou seja, eles querem desenvolver um portal, uma comunidade. Eles não querem que os jogadores vão para outros sites atrás de fóruns e coisas do gênero.

Eu já mencionei que ele é de graça? Isso mesmo, for free. O modelo de negócio adotado inicialmente será o de propaganda no site e in-game, apesar de que eles já avisam de antemão que pensam em expandir o modelo com uma assinatura simbólica mensal – em torno de $4.95 – que liberaria algumas funcionalidades interessantes como a de um usuário poder criar sua própria partida, escolhendo o mapa e convidando apenas os seus amigos. Mas o resto, o basicão – que não chega a ser tão basicão assim – continuaria gratuito. Nada mais justo.

Outro ponto interessante é o selo de beta. Eles dizem que vão adotar uma filosofia Google, mas nem tanto. A idéia é mostrar um produto final que ainda está sendo aperfeiçoado, até que ele evolua o suficiente para se tornar gold. Mais uma vez uma atitude inteligente, nada de enganar os usuários.

Pra finalizar um ponto que muitos de vocês devem estar se perguntando, e a qualidade? O jogo roda bem? Bom, eles dizem que sim. Mencionam o fato de que conseguiram uma taxa de 50 a 80  fps em modo fullscreen. Ah, e ainda disseram que o jogo rodou suave em um netbook – isso mesmo, aqueles mini-notebooks, bem humildes. Legal, não?

Eu sei que no final me senti interessado pelo jogo e já fiz o meu cadastro. Não joguei ainda porque não tive tempo e também porque ao terminar o cadastro, eles me colocaram na fila para jogar. Isso mesmo, fila. A fila existe para não sobrecarregar o jogo e o site, então você tem que esperar um pouco. Tipo umas 4000 pessoas. Sério. Eu estava em 4791 quando loguei, e tudo bem que em menos de um minuto avancei 100 lugares, mas se tem tanta gente assim na fila, o jogo deve estar, no mínimo, legal. Ah, e se você entrar na fila pode sair para navegar que o sistema lhe avisa quando chegar a sua vez.

É, eu vou acabar gostando disso. 🙂

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